Pesquisar

Normatizada a prática da fotobiomodulação na Fonoaudiologia

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), por meio de Resolução nº 606, normatizou o uso da fotobiomodulação como recurso terapêutico a ser utilizado por fonoaudiólogos. O tratamento é realizado há anos na Fonoaudiologia e consiste em uma forma de terapia na qual um estímulo luminoso de baixa intensidade desencadeia reações fotofísicas e fotoquímicas em várias escalas biológicas, e leva em consideração pareceres técnicos e resoluções de outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O texto normativo determina que o fonoaudiólogo poderá utilizar a terapia por fotobiomodulação como recurso terapêutico associado aos procedimentos clínicos fonoaudiológicos convencionais e que o tratamento poderá ser aplicado nas modalidades direta e/ou indireta, adaptada ou transdérmica para intervenção sistêmica. O fonoaudiólogo só poderá utilizar o recurso terapêutico quando possuir capacitação específica e adequada, estando sujeito à responsabilidade legal em casos de imperícia, negligência e imprudência.

A resolução também determina que as fontes de luz a serem consideradas nessa modalidade terapêutica são o LASER de baixa intensidade e o LED. Ainda, estabelece que o profissional fonoaudiólogo deverá registrar, em prontuário, os dados do procedimento, como o tipo de emissão, comprimento de onda, densidade de energia, tempo de radiação, energia por ponto, energia por área, irradiância e fluência.

O CFFa exige, ainda, que fique visível na parte externa do equipamento utilizado para realizar a fotobiomodulação informações técnicas, como a identificação do fabricante, a identificação do equipamento, o número de série do equipamento, entre outros.

Resolução nº 606

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.