Pesquisar

Novo Cartão de Identificação Profissional

A partir desta quinta-feira, 1º de abril, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia irá instituir o novo Cartão de Identificação Profissional como prova de identidade dos fonoaudiólogos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais distribuídos pelo país. O novo documento substituirá a antiga Cédula de Identidade Profissional, que era impressa em papel com prazo de validade e também contará com uma versão digital, similar a outros documentos, como o e-Título e e-CNH.

A troca será feita gradualmente e só irá acontecer no momento em que a cédula impressa em papel perder a validade. O profissional deverá, então, procurar o Conselho Regional de Fonoaudiologia em que está inscrito para solicitar a emissão do Cartão de Identificação Profissional.

O documento será impresso em policarbonato e utilizará tecnologia de serigrafia e laser. Além disso, constarão do Cartão a identificação do órgão expedidor, nome, número de inscrição no órgão emitente, data de expedição, região, número do CPF, número de registro geral, foto, assinatura, filiação, nacionalidade, naturalidade, data de nascimento, QR Code, numeração de controle e assinatura do presidente do CRFa.

Já na versão digital da Carteira Profissional, constarão os registros de origem, principal, secundário e de transferência; proibições e impedimentos; título de especialista; vistos e demais anotações. “Isso é uma inovação. Um avanço que facilitará o dia a dia de quem atua na Fonoaudiologia”, garante a presidente do CFFa, Silvia Tavares.

As normas e padrões para o Cartão de Identificação Profissional, na versão impressa, e da Carteira Profissional, em versão digital, foram aprovadas por meio das Resoluções CFFa nº 607 e 608, de 26 de março de 2021.

Compartilhe