Pesquisar

Dia Nacional da Alfabetização

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização.

Estabelecida em 1966, a data faz referência ao decreto que criou o Ministério da Educação e tem o objetivo de reforçar a necessidade de se construir um país livre do analfabetismo, conscientizando a população da importância de melhores condições de ensino e aprendizagem no país, fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o combate à desigualdade social.

Alfabetizar é um processo que vai muito além de aprender a ler e escrever. É necessário o desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento para que o sujeito saiba usar a leitura e a escrita nos espaços sociais. A alfabetização e o letramento são fundamentais para a formação intelectual do indivíduo.

A Fonoaudiologia caminha ao lado da Educação e agrega conhecimentos relevantes para o aprimoramento dos processos educativos de ensino e aprendizagem, além de colaborar com a definição de estratégias educacionais.

Sob a perspectiva da inclusão, deve-se integrar a esses propósitos a alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino superior, de modo a proporcionar a todos o enfrentamento das desigualdades educacionais e garantir o direito universal de acesso à escolarização.

A atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar é tema da Resolução CFFa nº 387, que trata sobre as atribuições e competências do profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.