Pesquisar

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio

O suicídio é um fenômeno complexo, não tem uma causa única e pode afetar qualquer pessoa. Mas o suicídio pode ser prevenido!  Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Os profissionais de saúde estão disponíveis, acessíveis, e são detentores de conhecimento e comprometidos com a promoção de saúde e qualidade de vida.

Por isso, a comunicação é muito importante, procure ajuda ou ajude a pessoa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios podem ser prevenidos se forem tomadas providências a tempo. Portanto, vale a pena atentar para estes comportamentos de risco: problemas de conduta ou manifestação verbais; conversas sobre morte ou desesperança; falas sobre intenções ou ideias de ‘colocar um fim em tudo’; isolamento.

O Setembro Amarelo, mês voltado à prevenção do suicídio, lembra a importância de observar as pessoas com atenção. Uma vez identificada uma pessoa que precise de ajuda, ela deve ser encaminhada a profissionais especializados.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Para conhecer e saber mais, acesse: www.cvv.org.brPOR JONATHAN OLIVEIRA, ,

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.