Pesquisar

RNP oferece curso gratuito para capacitar profissionais na área de saúde digital

Trabalhadores e profissionais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em saúde digital. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) abriu inscrições para um programa gratuito de atualização na área, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

A proposta da RNP ao oferecer o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD) é contribuir para a transformação digital na saúde, com a capacitação dos trabalhadores e profissionais da saúde para que possam atuar com mais eficácia na prática digital da saúde, usando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico, em sua rotina de trabalho. O início das inscrições aconteceu no dia 18/10 e ficarão abertas até dezembro. O primeiro curso, Competências básicas para a saúde digital, será iniciado no dia primeiro de novembro. O conteúdo inédito foi elaborado com a expansão da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e que opera há 16 anos no Brasil sob a coordenação da RNP.

Um dos pré-requisitos para participar do programa é estar cursando o último ano ou ter concluído o ensino técnico ou o superior e estar atuando profissionalmente na área de saúde. Os interessados devem acessar a página do Programa, ler o edital e fazer a inscrição por meio do link disponível.

O programa tem carga horária total de 180 horas, divididas em duas etapas. Os inscritos devem ter um computador com acesso à internet para fazer as atividades e os exercícios. Além disso, o inscrito será responsável por administrar o próprio cronograma de estudos.

A primeira etapa do Programa é a de Formação Básica em Saúde Digital e consiste em três cursos autoinstrucionais que serão disponibilizados na plataforma AVA da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), parceira da RNP nesta primeira etapa da iniciativa. Entre os temas abordados, estão transformação digital, aplicações práticas na saúde digital, desafios digitais, conceitos de segurança, direito e bioética digital e inteligência emocional digital, entre outros.

Os 250 candidatos que obtiverem as melhores notas serão classificados para a segunda etapa do PAP-SD. Além da boa pontuação, nesta etapa é preciso também que o profissional selecionado já atue como preceptor, orientando estudantes e residentes das áreas de enfermagem, medicina, radiologia e saúde coletiva, entre outras. Gestores administrativos de saúde e profissionais de TI de instituições vinculadas a alguma unidade da RUTE também poderão se classificar para participar da segunda etapa do PAP-SD.

Na segunda etapa, os aprovados terão o apoio de tutores para desenvolver atividades de saúde digital, focadas em assistência, pesquisa e ensino e o conteúdo será disponibilizado na plataforma de EaD da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP. A previsão é de que as aulas dessa fase se iniciem em fevereiro de 2023.

Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar um mínimo de 70 pontos nas atividades e ainda participar de pelo menos 75% em cada uma delas.

Serviço

Inscrição: https://lp.esr.rnp.br/rute-atualizacao-profissional-em-saude-digital

Sobre a RNP

Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Uma plataforma de comunicação e colaboração digital que trabalha para promover e implementar a inovação em aplicações de tecnologia da informação.

Com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento, conectamos mais de 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros em universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos.

Em 1992, ajudamos a trazer a Internet para o Brasil atendendo aos anseios da comunidade acadêmica. E hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação, levando nossos serviços seguros e de alta capacidade. Também estamos interligados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

Somos qualificados como uma Organização Social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Saúde (MS) e Defesa (MD), além da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (SC/MTur), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.