Pesquisar

Participação do Fonoaudiólogo na atenção básica é tema de debate na CNS

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia participou, entre os dias 4 e 7 de agosto, da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). Além de debater sobre a inserção do Fonoaudiólogo em programas públicos de saúde e o acesso da população brasileira à assistência fonoaudiológica. O evento realizado em Brasília/DF, discutiu a democracia e a saúde como um direito inalienável e o acesso universal, integral e igualitário às ações e serviços de saúde para toda a sociedade.

A Conferência, que é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Ministério da Saúde, recebeu mais de 5 mil pessoas para traçar, de forma democrática, as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Com essa perspectiva, o CFFa e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apresentaram duas moções relacionadas à fonoaudiologia. As providências solicitadas foram a inclusão do Distúrbio da Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) na lista de doenças e agravos de notificação compulsória relacionadas ao trabalho e ainda assegurar a participação do profissional fonoaudiólogo na equipe multiprofissional da atenção básica. Ambas as moções foram apoiadas por mais de 600 assinaturas de delegados, aprovadas em votação durante o evento e agora seguem para o Ministério da Saúde.

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a conferência teve três eixos temáticos, sendo: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para Denise Torreão, representante do CFFa no CNS, o evento foi um espaço de defesa dos direitos de acesso à saúde. “Acredito que a nossa profissão precisa ser compreendida como parte de um conjunto de políticas sociais e de saúde. Precisamos demonstrar, cada vez mais, para a sociedade que também lutamos pelos direitos básicos de cidadania”, conclui.

O CFFa foi representado por Mercia Quintino como delegada e pelas conselheiras Mariana Brandão e Ana Karoline Dutra, além das assessoras técnicas Valdirene Costa e Sizera Ferreira.POR JONATHAN OLIVEIRA, ,

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.