O Conselho Federal de Fonoaudiologia, no cumprimento de suas atribuições legais, vem a público esclarecer que a intervenção realizada no Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região foi medida necessária e fundamentada, frente as irregularidades constatadas, as quais exigiram pronta e efetiva atuação.
O CFFa é uma instituição séria, responsável e cumpre rigorosamente a legislação vigente e as normativas do Tribunal de Contas da União (TCU) e, portanto, não poderia se omitir frente às inconformidades identificadas, sob pena de comprometer a própria missão institucional de zelar pela transparência e pelo bom funcionamento do Sistema de Conselho de Fonoaudiologia.
Esclarecemos que a intervenção realizada não possuiu qualquer caráter de pessoalidade, visto ter sido pautada nos princípios da Administração Pública, em especial a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A decisão pela intervenção foi tomada, de forma unânime pelo Plenário, com base em critérios técnicos e institucionais e conduzida por Conselheiros sérios e compromissados com os interesses da sociedade e da classe fonoaudiológica, vez que o CFFa é a instância competente para intervir quando necessário, com vistas à manutenção da ordem e do cumprimento das normativas que regem a profissão.
Respeitamos todas as manifestações de opinião, contudo, destacamos que certas declarações veiculadas publicamente não condizem com a realidade dos fatos, baseando-se em meros achismos que em nada contribuem para o aperfeiçoamento social e institucional. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a ética e a defesa intransigente dos interesses da Fonoaudiologia e da sociedade.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia continuará trabalhando com seriedade e responsabilidade para garantir a qualidade e a legitimidade do exercício profissional, assegurando que a Fonoaudiologia siga fortalecida e respeitada no Brasil.
Informamos que o relatório final da Comissão de Intervenção no CRFa pode ser acessado diretamente no portal de transparência do CFFa no link: https://cffa-br.