O Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa esclarece que publicou a Resolução CFFa Nº 765, de 22 de fevereiro de 2025, por meio da qual decretou a intervenção administrativa no Conselho Regional de Fonoaudiologia 1ª Região. A medida resultou no afastamento integral do plenário e na nomeação de uma diretoria provisória, com o objetivo de apurar as irregularidades identificadas em análise administrativa prévia.
A decisão foi aprovada por unanimidade em Sessão Plenária Extraordinária do CFFa, após a apresentação de um relatório preliminar que apontava inconsistências na gestão. Dessa forma, a Comissão Interventora do Conselho Federal assumiu a administração do CRFa 1ª Região e adotou as providências necessárias para restabelecer a normalidade administrativa e o regular funcionamento da autarquia federal. Todo o processo tem sido conduzido com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, pilares fundamentais da administração pública, além da realização de uma auditoria interna minuciosa para sanear eventuais problemas.
A referida comissão encerrará sua gestão em 31 de março de 2025, momento em que, após o mapeamento das irregularidades, transferirá a administração aos conselheiros legitimamente eleitos para o triênio 2025-2028. Esclarecendo, ainda, que o CFFa continuará acompanhando as medidas recomendadas, garantindo que o sistema atue de forma integrada e em benefício da sociedade.
Brasília, 19 de março de 2025
Presidente do CFFa – Andréa Cintra Lopes
Presidente da Comissão Interventora CFRa 1ª – Maria Esther de Araújo