Pesquisar

Dia Nacional dos Surdos

Em 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data recorda a criação da primeira escola destinada a surdos em território brasileiro – o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado na cidade do Rio de Janeiro – e tem o objetivo de promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.

Dados divulgados pelo IBGE em 2020 apontam que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, número que representa pouco mais de 5% da população total do país. O levantamento também revela que 2,7 milhões de brasileiros possuem grau profundo de surdez.

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Pode provocar alterações na comunicação com grande impacto na saúde e qualidade de vida, desenvolvimento acadêmico e relações de trabalho.

A Fonoaudiologia desenvolve um trabalho essencial para essa população. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar com a surdez e a deficiência auditiva, desde o diagnóstico até a reabilitação. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com o médico otorrinolaringologista e tem como um dos objetivos promover uma convivência mais harmoniosa para o paciente e sua família.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.