Pesquisar

Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade

O envelhecimento populacional deve alcançar números nunca antes vistos na história da humanidade nos próximos anos. Projeções indicam que a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em todo o planeta deve triplicar, alcançando cerca de 2 bilhões em 2050.

No Brasil, um estudo do Dieese realizado a partir de dados apurados pelo IBGE comprova essa tendência e aponta que quase um quinto da população brasileira já é composta por pessoas com 60 anos ou mais.

O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde de uma sociedade, sendo essencial a organização da rede de atenção à saúde, reforçando cuidados e proteção para essa população.

O dia 1º de outubro é um momento em que toda a humanidade é convidada a refletir acerca das questões do envelhecimento. No Brasil, a Lei nº 10.741, que estabelece o Estatuto do Idoso, prevê que ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social. A norma ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A Fonoaudiologia contribui fundamentalmente com os cuidados para essa população. O fonoaudiólogo atua em diversas áreas no que se refere ao cuidado com o idoso, de modo preciso, prático e principalmente humanizado, com o objetivo de promover o seu bem-estar físico, mental e social. A intervenção ocorre não apenas quando surge necessidade de atender dificuldades de comunicação, deglutição, voz e fala ou ainda de pacientes encaminhados e com diagnóstico de doenças crônicas ou degenerativas mas, também, quanto à estimulação social, expressão individual e comunicação verbal e não verbal, muitas vezes tão deficitárias nessa etapa da vida.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.