Pesquisar

Dia Nacional da Alfabetização

Nesta segunda-feira é celebrado o Dia Nacional da Alfabetização.

Estabelecida em 1966, a data faz referência ao decreto que criou o Ministério da Educação e tem o objetivo de reforçar a necessidade de se construir um país livre do analfabetismo, conscientizando a população da importância de melhores condições de ensino e aprendizagem no país, fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o combate à desigualdade social.

Alfabetizar é um processo que vai muito além de aprender a ler e escrever. É necessário o desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento para que o sujeito saiba usar a leitura e a escrita nos espaços sociais. A alfabetização e o letramento são fundamentais para a formação intelectual do indivíduo.

A Fonoaudiologia caminha ao lado da Educação e agrega conhecimentos relevantes para o aprimoramento dos processos educativos de ensino e aprendizagem, além de colaborar com a definição de estratégias educacionais.

Sob a perspectiva da inclusão, deve-se integrar a esses propósitos a alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino superior, de modo a proporcionar a todos o enfrentamento das desigualdades educacionais e garantir o direito universal de acesso à escolarização.

A atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar é tema da Resolução CFFa nº 387, que trata sobre as atribuições e competências do profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional.

Compartilhe