Pesquisar

Dia Mundial da Prematuridade

Hoje, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-los e também informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e sociedade.

No entanto, todo o mês de novembro é considerado um período de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo” – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade, ou seja, quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação, é a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Saúde, 11,7% dos partos ocorrem antes desse período.

O trabalho de uma equipe multidisciplinar de saúde é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê prematuro. O fonoaudiólogo integra esse grupo e, além de intervir junto ao bebê, atua com os pais, em especial com a mãe, na adaptação e adequação da amamentação, passando pela orientação, trabalho com a função motora oral, oferta de alimentação por sonda gástrica por via nasal ou oral até a transição para a alimentação exclusiva via seio materno.

A presença do fonoaudiólogo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), na Unidade de Cuidados Intensivos (UCIN) e nos demais serviços que atendem ao recém-nascido prematuro é de fundamental importância na instalação e de funções oromiofuncionais vitais do bebê prematuro.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.