O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) solicitou à Agência Nacional de Saúde (ANS) a inclusão imediata do teleatendimento fonoaudiológico no atual rol de procedimentos, bem como a garantia da cobertura obrigatória de assistência fonoaudiológica por meio do teleatendimento pelas operadoras de planos de saúde. A autarquia também intercedeu pela imediata criação de código próprio na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) para a realização dos teleatendimentos.
Com essas solicitações, o CFFa busca garantir o atendimento daqueles clientes para os quais a interrupção da sessão fonoaudiológica representar agravamento do quadro de saúde. A autarquia tem adotado diversas medidas a fim de proteger colaboradores, profissionais e, principalmente, a comunidade. Afinal, a atenção fonoaudiológica é voltada para o indivíduo e a coletividade; sua saúde integral, promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação oral, escrita, voz, funções orofaciais, audição e equilíbrio e, objetivando o seu bem-estar, com segurança e responsabilidade.