O Conselho Federal de Fonoaudiologia recebeu o Relatório Consolidado das atividades do Programa de Governança, Compliance, Transparência e Integridade. O objeto principal da proposta, que tem por objetivo combater a corrupção no país, foi regulamentada pela Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e pelo Decreto nº 11.129/22.
O programa solicitado pelo órgão público foi desenvolvido ao longo de um ano e meio de consultoria e estudo para prevenir, detectar ações ilícitas, direcionar boas práticas e atingir um nível de excelência no atendimento junto aos profissionais de fonoaudiologia e da sociedade.
A consultoria contou com a ajuda e colaboração de todos os funcionários do CFFa para a criação, análise detalhada e desenvolvimento de ferramentas, para que este órgão público esteja em conformidade com as novas exigências legais e possa contribuir para um ambiente de trabalho íntegro, respeitoso e inclusivo.
O projeto buscou garantir que todos os profissionais do Conselho atuassem de maneira alinhada aos princípios da transparência, integridade e responsabilidade, sempre primando por atender aos princípios da Governança, Normas Internas, Cultura de Compliance, Processos e Gestão de Controles, da Gestão de Riscos e de melhorias contínuas.
A consultora contratada, Dra. Luciana Borges, concluiu seu trabalho dizendo acreditar que, quando um órgão público se preocupa em adotar e promover esses valores por meio da implementação do Programa de Compliance, Transparência e Integridade, cumpre-se não apenas com as responsabilidades, mas se fortalecer também a confiança da sociedade mediante o trabalho desenvolvido pelos Conselheiros e funcionários do Conselho Federal de Fonoaudiologia.”