Pesquisar

Campanha orienta sobre exercício ilegal da Fonoaudiologia

Exercer a Fonoaudiologia com honra, dignidade e responsabilidade social são princípios gerais estabelecidos pelo código de ética da profissão. O texto da norma que regulamenta os direitos e deveres dos profissionais e entidades inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, no entanto, é mais profundo e elenca uma série de outros princípios éticos que visam maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema; a proteção à integridade humana; e promover igualdade, justiça, equidade e respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização.

Pensando em fortalecer ainda mais essas premissas e difundir ideais e comportamentos éticos na vivência profissional, o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia desenvolveu uma campanha em suas redes sociais com o objetivo de orientar e alertar profissionais e sobretudo a sociedade civil acerca dos riscos inerentes ao exercício ilegal da Fonoaudiologia. A campanha ainda lembra que clínicas especializadas também precisam estar registradas no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Lucila Oliveira, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Federal de Fonoaudiologia (COF/CFFa), explica que o foco da campanha surgiu após o aparecimento de muitas denúncias feitas por pessoas que ao buscarem serviços fonoaudiológicos acabam sendo atendidas por um profissional não habilitado para tal função. “Pensamos em alertar a sociedade, para que no momento em que for realizar um exame de audição, por exemplo, perguntar se a pessoa é um fonoaudiólogo ou não. O cidadão brasileiro precisa saber quem o está atendendo”, alerta.

As peças da campanha abordam a importância de obtenção do registro profissional, documento que é exigido por lei e comprova que o fonoaudiólogo está regularmente inscrito no Conselho Regional de sua jurisdição e apto a desempenhar a sua atividade profissional dentro da legalidade, oferecendo qualidade e segurança à sociedade.

Exercer a fonoaudiologia sem o devido registro legal é contravenção!

Conheça a campanha no perfil do CFFa no Instagram e no Facebook. Compartilhe com seus clientes, colegas e conhecidos.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.