Pesquisar

Cada gota de leite materno é uma promessa para o futuro

Anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto, é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O movimento, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, tem como objetivo reforçar a importância da lactação e tem o objetivo de estabelecer metas para garantir o direito da mulher de amamentar de forma segura e encorajar a participação da sociedade, profissionais da saúde e da educação a se envolverem nessa questão.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 acontece sob a inspiração do tem “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” e propõe uma reflexão de como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos: mulheres, crianças e nações.

Essencial para estabelecer um vínculo duradouro entre mãe e filho, o aleitamento vai muito além de oferecer afeto e nutrição ao bebê. É necessário para o desenvolvimento da dentição, para que os dentes se encaixem de forma adequada e, além disso, para estimular o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, o que acaba sendo refletido em outros movimentos, como a fala e a respiração. A capacidade de sucção exercida adequadamente pelo bebê ainda estimula a inspiração pelo nariz, ajudando a prevenir um possível quadro de respiração bucal.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno também é desempenhada em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que estabelece 17 metas globais abrangendo questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Uma abordagem de saúde pública para a amamentação é necessária para reconstruir sistemas melhores em situações normais e de crise.

Os objetivos da Campanha são:

–   Informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação;

–   Apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública;

–   Promover articulação entre indivíduos e organizações para ampliar o impacto dos esforços;

–   Potencializar ações para proteger o aleitamento materno de forma a melhorar a saúde coletiva. A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1992. 

No Brasil, a realização também marca o início da campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo intensificar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada simboliza o incentivo à amamentação, visto que o leite materno é considerado o alimento mais completo, padrão-ouro, para bebês.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.