Pesquisar

Ministério da Saúde prorroga prazo para contribuições à revisão da LDRT

Ministério da Saúde prorroga prazo para contribuições à revisão da LDRT

Foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 26 de agosto, o prazo para contribuições à revisão da Lista de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (LDRT).  O documento foi criado em 2014 e tem como objetivo monitorar indicadores que servem como alerta precoce para o sistema de vigilância. A medida também padroniza os procedimentos normativos relacionados à notificação compulsória por meio da estratégia de vigilância sentinela no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) orienta que os Fonoaudiólogos de todo o país contribuam para incluir o Distúrbio vocal relacionado ao Trabalho (DVRT) na lista. O profissional fonoaudiólogo interessado em contribuir deve acessar o link (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=48638), ir até o item 220  e inserir o texto abaixo:

R49 Disfonia

Incorporam-se aos Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT). Em definição o DVRT é qualquer forma de desvio vocal relacionado à atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação ou a comunicação do trabalhador, podendo ou não haver alteração orgânica da laringe”.

Tendo como premissa o sistema classificatório de Costa, Pontes e Almeida (2013), três tipos de adoecimento relacionados ao trabalho podem ser definidos em distúrbios relativos à voz: à inserção do indivíduo no ambiente de trabalho, à constituição individual e ao uso de voz no ambiente de trabalho.

a) Distúrbios relativos à inserção do indivíduo no ambiente de trabalho: considera-se, aqui, a exposição a substâncias irritativas da mucosa respiratória presentes no ambiente e no processo de trabalho, tendo como consequência laringites inespecíficas e crônicas.

b) Distúrbios relativos à constituição individual: neste caso, são considerados os problemas individuais frente ao trabalho, como as alterações estruturais mínimas da laringe. Aqui o trabalho entra como fator agravador de uma condição preexistente.

c) Distúrbios relativos ao uso de voz no processo de trabalho: são os estabelecidos “distúrbios vocais decorrentes do uso profissional da voz no exercício do trabalho.”

2.2 Fatores de Risco

Dentre os fatores de risco, destacam-se aqueles que estão associados ao ambiente e organização do trabalho. A organização refere-se, mormente, a como os processos de trabalho são organizados em sua rotina. Os aspectos de ambiente referem-se mais propriamente às condições físicas, biológicas e também estruturais dos equipamentos.

A Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador que integra o Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGSAT/DSASTE/SVS/MS) é responsável por conduzir o processo de revisão da lista.POR JONATHAN OLIVEIRA, ,

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.