Pesquisar

RECOMENDAÇÕES SOBRE AMAMENTAÇÃO EM LACTANTES INFECTADAS OU COM SUSPEITA DE COVID-19

É difícil encontrar um momento que represente melhor a relação de cumplicidade entre uma mãe e filho do que a amamentação. No entanto, o gesto que fortalece vínculos e é essencial para os primeiros seis meses de vida do recém-nascido tem gerado dúvidas e uma sensação de insegurança devido ao aumento desenfreado de casos da Covid-19. Mas, afinal, as mães com suspeita ou com diagnóstico confirmado da Covid-19 devem manter a amamentação?

Um estudo publicado na revista The Lancet analisou pacientes com pneumonia ocasionada pela Covid-19 e procurou constatar se existia a presença do agente causador da enfermidade no líquido amniótico, no sangue do cordão umbilical, no leite materno e também no swab da orofaringe de recém-nascidos. Os resultados das amostras foram negativos, o que levou à conclusão de que até o momento não há registro de transmissão pela amamentação. Por outro lado, os pesquisadores não afastam a hipótese de que pode haver a possibilidade de transmissão vertical da Covid -19 e que, por isso, a amamentação deveria ser contraindicada, até mesmo em casos apenas suspeitos.

No entanto, duas revisões do estudo, a primeira elaborada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, e segunda feita pelo Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), do Reino Unido, concluíram que caso a mãe deseje manter o aleitamento materno, ela deverá seguir medidas preventivas necessárias, como lavar as mãos antes de tocar no bebê na hora da mamada e utilizar máscara facial durante o ato da amamentação.

Já se a mãe não se sentir à vontade para amamentar a criança, pode fazer a extração manual do leite ou mesmo utilizar bombas de extração láctea. Assim, um cuidador saudável poderá oferecer o leite ao bebê por copinho, xícara ou colher desde que conheça a técnica correta de uso desses utensílios.

Assim, o aleitamento materno é recomendado, mesmo e especialmente nesse momento de pandemia, de acordo com SPSP.

Para outras informações sobre Amamentação  relacionada à Covid-19 acesse os documentos do Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) – Fiocruz.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.