Pesquisar

CFFa realiza encontros estratégicos na Câmara dos Deputados para impulsionar avanços para a Fonoaudiologia

Nesta quarta-feira, 22 de novembro, a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Andréa Cintra Lopes, e a Comissão de Assuntos Parlamentares da autarquia marcaram presença na Câmara dos Deputados para abordar questões relevantes à Fonoaudiologia.

Inicialmente, os representantes do CFFa dialogaram com o deputado Dr. Benjamim de Oliveira a respeito do Projeto de Lei (PL) 3993/2023, que propõe a inclusão do Distúrbio Vocal Relacionado ao Trabalho (DVRT) na lista de doenças relacionadas ao trabalho, tornando obrigatória a sua notificação. Além disso, foi discutido o progresso do PL 1877/2019, que trata do piso salarial do fonoaudiólogo, uma vez que o deputado é o relator dessas propostas legislativas.

O deputado comunicou que apresentou um relatório favorável ao PL 3993/2023 e demonstrou concordância com o PL do piso salarial, tema de grande relevância para os profissionais da área.

Os representantes do CFFa também se encontraram com a equipe do deputado Rogério Correia, autor do PL 3993/2023, para expressar gratidão pelo apoio recebido e apresentar novas solicitações em prol da sociedade e da Fonoaudiologia.

Em seguida, o CFFa se reuniu com a equipe da deputada Tábata Amaral para tratar do PL 2461/2022, que versa sobre a Atenção à Gagueira e à Pessoa que gagueja, proposta da qual a deputada é relatora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A deputada manifestou apoio às solicitações do CFFa.

Por fim, os membros do CFFa se encontraram com a deputada Maria do Rosário para discutir a importância do PL 3614/2015, que define como crime o exercício ilegal das profissões regulamentadas. Maria do Rosário se comprometeu a solicitar celeridade na tramitação deste projeto. Durante a ocasião, destacou-se a importância da presença da Fonoaudiologia em UTIs, na saúde escolar e na assistência à saúde do idoso.

A presidente do CFFa ressaltou que a interação com os parlamentares beneficiou a andamento dos projetos de lei, fortalecendo a Fonoaudiologia e protegendo a sociedade.

Compartilhe