Pesquisar

27 DE JULHO | DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

O trabalho pode produzir lesões corporais, doenças ocupacionais, perturbações funcionais e mesmo a morte. Os acidentes de trabalho são considerados um problema de saúde pública em todo o mundo, por se tratarem de eventos potencialmente fatais, incapacitantes e acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, fato que acarreta grandes consequências sociais e econômicas.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país do mundo com mais casos em acidentes ocupacionais. Uma das medidas tomadas para melhorar esse cenário foi a criação do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho. Nesta data, em 1972, foi regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Este foi o passo inicial para que, a partir de 1977, fossem criadas as normas regulamentadoras (NRs).

A Fonoaudiologia tem sua prática na Saúde do Trabalhador baseada nas questões ambientais, minimizando ou eliminando os fatores de risco que interferem na comunicação. A especialidade Fonoaudiologia do Trabalho foi reconhecida pela Resolução CFFa nº 467/2015, que prevê que este profissional deverá atuar diretamente junto ao Serviço de Saúde e Segurança Ocupacional da empresa (SESMT) avaliando, diagnosticando, prevenindo e readaptando funcionalmente os trabalhadores diante de doenças relacionadas ao trabalho, relativas à Fonoaudiologia. Além disso, deverá elaborar, implantar, executar, coordenar e gerenciar programas de Prevenção tais como Programa de Conservação da Audição (PCA), Programa de Conservação Vocal (PCV), Programa de Prevenção Respiratória (PPR) e Programa de Qualidade de Vida.

O fonoaudiólogo deve atuar em duas frentes principais: promover a saúde e prevenir doenças ou acidentes, analisando os fatores de risco – ergonômicos, ambientais e individuais – assim como  aprimorar a comunicação profissional. A atuação do fonoaudiólogo é imprescindível quando é necessário proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.