De 6 a 8 de junho aconteceu em Goiânia o 12o. Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial, no Teatro PUC, no campus V da PUC Goiás, organizado pela ABRAMO em parceria com os cursos de Fonoaudiologia das Universiades: PUC Goiás, UnB e UNIPLAN. O evento contou com a participação de mais de 500 inscritos, entre estudantes e profissionais de Fonoaudiologia e durante a abertura o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia foi representado pela Diretora secretaria do CFFa Conselheira Silvia Ramos.
A presidente da ABRAMO Dra Irene Marchesan ministrou a conferência de abertura com o tema Perspectivas da Motricidade Orofacial no Contexto Mundial, ressaltando que o Brasil criou a especialidade e que a experiência brasileira é compartilhada no exterior. “Levamos para o mundo e está crescendo em outros países graças ao que fizemos aqui”.
Durante o pré encontro foram oferecidas oficinas com atualização de temas como:fisiologia do movimento muscular, estética facial, recusa alimentar, atenção fonoaudiológica com idoso, laser na terapia de MO, Fonoaudiologia nas queimaduras de cabeça e pescoço e atuação fonoaudiológica com paciente respirador oral. A programação do 12° Encontro contou com palestras com os mais renomados profissionais brasileiros na área de Motricidade orofacial, tendo como temática a Terapia na motricidade orofacial: Como eu faço.
O Sistema de conselhos de Fonoaudiologia participou com stand recebendo os participantes para orientação profissional, distribuição de materiais de divulgação, além de realização de atividades com os participante
Durante o encontro, também foram lançados os livros Tratado de Motricidade Orofacial e Terapia em motricidade orofacial:como eu faço e no sábado, dia 8 de junho, foi entregue o prêmio Irene Marchesan para os melhores trabalhos apresentados.POR WALTER MARCELO MATOS ALVES, ,