Pesquisar

CFFa participa de reunião para debater o reconhecimento de graus e títulos acadêmicos em Portugal

A convite da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) participou, nesta semana, da VIII Reunião da Subcomissão Brasil-Portugal. O encontro ocorreu de forma virtual e teve como pautas reconhecimento de graus e títulos acadêmicos e questões relativas ao acesso a profissões e ao seu exercício.

Durante a reunião, foi apresentado um dossiê sobre a situação de fonoaudiólogos brasileiros em Portugal e iniciadas conversas para a elaboração de acordo e reconhecimento de diplomas de enfermeiros, advogados, engenheiros e fonoaudiólogos no país europeu. Ficou esclarecido no encontro que, para solicitar a convalidação de diploma e poder atuar em território português, o fonoaudiólogo deve estar regulamente registrado no conselho regional de Fonoaudiologia no Brasil.

O CFFa esteve representado na ocasião pelas conselheiras Jaqueline Oliani Ijuim, Jozélia Duarte Borges e Neyla Arroyo Lara, que integram a Comissão de Relações Internacionais da autarquia. Também participaram da reunião a embaixadora do Brasil em Portugal, Paula Alves de Souza; o embaixador de Portugal no Brasil, João Ribeiro de Almeida; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos conselhos de Enfermagem e de Arquitetura e Urbanismo. Houve, ainda, a participação de representantes de instituições que regulam estas profissões em Portugal.

Compartilhe