Pesquisar

PETIÇÃO DO CNS REIVINDICA QUE GOVERNO MANTENHA LEGADO DO SUS APÓS A PANDEMIA

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), preocupado com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) durante atual momento e no pós-pandemia, lançou nesta terça-feira, 11 de agosto, a petição “Você vai deixar o SUS perder 35 bilhões em 2021?”.

A iniciativa surgiu a partir de um projeto de lei apresentado pelo governo federal para o orçamento do próximo ano, quando a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia não existirá mais. Com isso, será retomada a vigência da Emenda Constitucional (EC) 95, que congela investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036. Caso seja aprovado, o PL reduzirá ainda mais os investimentos no já fragilizado sistema de saúde.

A ação do CNS tem o intuito de garantir que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021 contemple o Ministério da Saúde com um orçamento mínimo no valor de R$ 168,7 bilhões e também de revogar a EC 95 a fim de implementar uma outra regra de controle das contas públicas que não fragilize as políticas sociais e traga prejuízos para a população, principalmente para a saúde pública.
Assine a petição

*Com informações do CNS

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.