Pesquisar

Vagas abertas: Projeto de Formação para o Controle Social no SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), inicia a segunda fase do Projeto de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). De fevereiro a julho de 2020, serão oferecidas 84 oficinas, em todos os estados brasileiros, para formar agentes do Controle Social em defesa do SUS.

As oficinas são gratuitas e cada turma tem a duração de três dias. Entre os temas abordados, estão Conceito de Saúde e Concepção de Sociedade, Modelo de Atenção e Organização das Ações e Serviços no SUS, Orçamento e Financiamento.

O objetivo do curso é qualificar e capacitar conselheiros e conselheiras de Saúde, além de outras lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. A ideia é tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar sobre as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do SUS, e desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social.

Essa é mais uma ação da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS) do CNS. Em 2018, a primeira edição do projeto alcançou 4 mil pessoas, com a realização de 70 turmas em todos os estados brasileiros.

Para participar basta acessar o site www.formacontrolesocial.org.br, escolher a turma de seu interesse e se inscrever. Cada oficina contará com 30 participantes, sendo 20 vagas para conselheiros(as) de saúde e 10 vagas para representantes de movimentos sociais.

A seleção dos participantes será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde. Entre os critérios de seleção, as comissões farão a escolha dos participantes conforme a proximidade geográfica das oficinas, dividindo as vagas entre usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS. Os selecionados serão informados por e-mail e SMS e deverão confirmar a sua participação.

Nesta edição, a organização do evento disponibilizará alimentação (café da manhã e almoço) e hospedagem aos participantes que não residem no mesmo município da oficina, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias do projeto e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas.

Conheça o calendário completo das oficinas de formação: www.formacontrolesocial.org.br

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.