Pesquisar

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2015, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a prevenção e conscientização a respeito do suicídio, um assunto ainda cercado de tabus, mas que não pode ser abafado.

A campanha tem sua culminância no dia 10, ocasião em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e que foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tema escolhido para 2022 é “Criando esperança através da ação”, que mais uma vez reforça a necessidade de angariar esforços para lidar com essa questão urgente de saúde pública. Todos nós – familiares, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades políticas e governos – podemos adotar medidas para prevenir o suicídio.

No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos de suicídio por ano, uma média de 38 ocorrências por dia. Jovens entre 15 e 29 anos protagonizam a maioria dessas ocorrências. O suicídio é a quarta principal causa de morte entre essa população, ficando atrás apenas de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

O CFFa reitera a importância de familiares e amigos prestarem atenção aos sinais comportamentais que podem levar uma pessoa a cometer suicídio, entre eles isolamento social, automutilação, autodepreciação, interrupção de planos e abandono de estudo ou emprego. Aqueles que enfrentam um quadro de depressão precisam ser acolhidos, ouvidos e compreendidos, não ignorados.

Adotar uma atitude empática com a pessoa que está sob risco de cometer suicídio é passo fundamental para ajudá-la. Assim, nos apoiando mutuamente e equilibrando os bons e os maus momentos, vamos todos conseguir caminhar na direção de um futuro mais promissor.

Vamos, juntos, romper a barreira do silêncio!

Compartilhe