RESOLUÇÃO
CFFa nº 466, de 22 de janeiro de 2015.
"Dispõe sobre as atribuições e competências
relativas ao profissional
Fonoaudiólogo Especialista em
Neuropsicologia, e dá outras providências."
O Conselho Federal
de Fonoaudiologia, no uso das atribuições conferidas pela Lei
nº 6.965/81, pelo Decreto
nº 87.218/82 e pelo Regimento
Interno;
Considerando
a legislação
vigente sobre a pessoa com deficiência;
Considerando
a legislação
vigente sobre saúde mental;
Considerando
os Estatutos
da Criança e do Adolescente e do Idoso;
Considerando o Código
de Ética da Fonoaudiologia;
Considerando as
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia
vigentes;
Considerando
estudo realizado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;
Considerando
os resultados da consulta pública realizada pelo Conselho Federal de
Fonoaudiologia e dos fóruns nacionais realizados pelos Conselhos Regionais de
Fonoaudiologia;
Considerando
evidências científicas sobre cérebro e cognição, que demonstram o caráter interdisciplinar
da Neuropsicologia;
Considerando a
natureza interdisciplinar da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e da
Sociedade Latino-americana de Neuropsicologia;
Considerando a
Resolução CFFa nº 414, de 12 de maio de 2012,
que assegura ao fonoaudiólogo o uso de instrumentos de avaliação da linguagem
oral e escrita, voz, fala, audição e equilíbrio, função orofacial e deglutição,
cognição e aprendizagem, voltados ao diagnóstico e tratamento dos transtornos
relacionados à comunicação humana, na forma da Lei
nº 6.965/81;
Considerando deliberação
do Plenário durante a 33ª Sessão Plenária Extraordinária, realizada no dia 22
de janeiro de 2015;
R E
S O L
V E :
Art.
1º.
Estabelecer as atribuições e competências do profissional
fonoaudiólogo que habilitar-se ao título de Fonoaudiólogo Especialista em Neuropsicologia.
Art.
2º. O
Fonoaudiólogo
Especialista em Neuropsicologia está apto a:
I - Prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que
afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com
o funcionamento cerebral;
II - Atuar junto a indivíduos com queixas comunicativas e
cognitivas, assim como àqueles que apresentam quaisquer alterações
neuropsicológicas associadas a quadros neurológicos, psiquiátricos,
neuropsiquiátricos e desenvolvimentais que afetam a comunicação;
III
- Orientar o cliente, os familiares, os cuidadores, os educadores e a equipe
multidisciplinar;
IV
- Emitir parecer, laudo, relatório, declaração e atestado fonoaudiológicos;
V
– Desenvolver ações voltadas à assessoria e à consultoria fonoaudiológicas;
VI
– Compor equipe multidisciplinar com atuação inter e transdisciplinar;
VII
– Elaborar, acompanhar e executar projetos e programas que envolvam a
comunicação e a cognição;
VIII
– Promover e participar de ações educativas voltadas à prevenção de distúrbios
da comunicação e da cognição;
IX - Participar da elaboração, da execução e do
acompanhamento de projetos e propostas em nível governamental e privado,
contribuindo para a melhoria do atendimento fonoaudiológico especializado em
Neuropsicologia;
X - Promover processos de formação interdisciplinar
continuada de profissionais ligados à atuação em neuropsicologia;
XI - Realizar e divulgar estudos e pesquisas científicas que
contribuam para o crescimento da educação e para a consolidação da atuação
fonoaudiológica no âmbito da Neuropsicologia;
X - Gerir equipes interdisciplinares em Neuropsicologia.
Art. 3º. As competências relativas ao
Fonoaudiólogo Especialista em Neuropsicologia ficam assim definidas:
1 - Área do Conhecimento: o domínio do Fonoaudiólogo
Especialista em Neuropsicologia inclui aprofundamento em estudos específicos
voltados à área da comunicação humana e sua interface com a
cognição e o funcionamento cerebral:
a)
Conhecimentos sobre Neuropsicologia, como área interdisciplinar,
proveniente das neurociências, que investiga as relações entre cérebro e
habilidades cognitivas, bem como as inter-relações entre subcomponentes
cognitivos, tais como: atenção, percepção, orientação, memória, linguagem oral
e escrita, funções executivas, processamento auditivo e praxias;
b)
Conhecimentos sobre conteúdos relacionados à prevenção, à
avaliação, à habilitação e à reabilitação dos distúrbios cognitivos do
desenvolvimento ou adquiridos que afetam a comunicação;
c)
Conhecimentos sobre a participação de uma ampla variedade de
mecanismos neuropsicológicos relacionados à comunicação, tanto no que concerne
aos processos receptivos como expressivos, assim como nas funções motoras
orais. Dentre os mecanismos neuropsicológicos que se relacionam com o processo
da comunicação humana, além da linguagem, estão a atenção, a percepção, os
sistemas de memória, as praxias, as habilidades aritméticas, os subcomponentes
das funções executivas, entre outros processos cognitivos;
d)
Conhecimentos sobre as funções neuropsicológicas consideradas
sociocognitivas, como a atenção compartilhada, a Teoria da Mente, o
reconhecimento, a identificação e a expressão facial e corporal das emoções,
que são também imprescindíveis para a comunicação;
e)
Conhecimentos sobre administração e gestão de equipes
interdisciplinares.
2 -
Função: prevenção, avaliação,
diagnóstico, habilitação/reabilitação e gerenciamento de distúrbios da
comunicação e do funcionamento motor oral que são relacionados à cognição;
construção e seleção de instrumentos que avaliam funções neuropsicológicas,
abrangendo tarefas clínicas, ecológicas, padronizadas, escalas, inventários,
questionários e ferramentas de exame do desempenho da funcionalidade cognitiva
ligados à comunicação.
3 -
Amplitude: atendimento domiciliar,
consultórios, clínicas privadas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades de
atendimento emergencial, ambulatórios, enfermarias, UTIs pediátrica e adulta,
hospitais-dia em Neurologia e Psiquiatria, residências terapêuticas, Núcleos de
Apoio à Saúde da Família (NASF), Centros de Reabilitação (CER), Instituições de
Longa Permanência (ILP), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), empresas
prestadoras de serviços em saúde, secretarias de saúde e de educação, empresas
de consultoria, dentre outros.
4 -
Competências/Processo Produtivo: o
domínio do Fonoaudiólogo Especialista em Neuropsicologia inclui aprofundamento
em estudos específicos e atuação em situações que impliquem em:
a)
Avaliar funções neuropsicológicas, tais como: linguagem, funções
executivas, atenção, percepção, sistemas de memória, praxias, habilidades
aritméticas, funções neuropsicológicas consideradas sociocognitivas, entre
outros processos cognitivos com a finalidade de avaliar e identificar o
comprometimento de processos inter-relacionados à comunicação;
b)
Emitir laudos, pareceres, declarações, atestados e relatórios
fonoaudiológicos;
c)
Promover o funcionamento saudável, prevenir e intervir na
comunicação humana em seus aspectos comportamentais e cognitivos, considerando
a neuroanatomia
e neurofisiologia normal ou patológica;
d)
Promover estratégias cognitivas, sociais e comportamentais
para o enfrentamento de condições que produzam impacto na comunicação, tais
como envelhecimento e doenças diversas;
e)
Promover a plasticidade neural positiva, com ampliação ou
preservação por maior tempo possível da reserva cognitiva, por meio da
estimulação de funções neuropsicológicas, visando à manutenção da comunicação;
f)
Avaliar a necessidade da implementação de recursos
comunicativos e cognitivos, sociais e comportamentais, incentivando o
desenvolvimento de independência nos aspectos da alimentação, da comunicação,
da acessibilidade e da socialização;
g)
Detectar sinais e sintomas fonoaudiológicos e sua interface com
os aspectos cognitivos, sociais e comportamentais, para os encaminhamentos
necessários;
h)
Realizar avaliação, diagnóstico, prognóstico, orientação,
encaminhamento, habilitação, reabilitação e remediação de alterações
cognitivas, sociais e comportamentais relacionadas às alterações
fonoaudiológicas;
i)
Orientar o cliente, familiares, cuidadores e equipes
multiprofissionais no que diz respeito às ações fonoaudiológicas relacionadas à
Neuropsicologia para favorecer o bem estar e a qualidade de vida;
j)
Participar de equipe multidisciplinar, auxiliando no
diagnóstico de alterações cognitivas e orientando a identificação de indivíduos
com risco e suspeita de alterações linguísticas, auditivas, vocais e motoras
orais;
k)
Conduzir estudos e pesquisas relacionadas à atuação
fonoaudiológica na área da Neuropsicologia;
l)
Contribuir, com o conhecimento fonoaudiológico, para o
desenvolvimento de instrumentos de avaliação, reabilitação, estimulação e
prevenção neuropsicológicos;
m)
Participar de estudos, pesquisas e campanhas educativas na
área de Neuropsicologia;
n)
Atuar no ensino em Neuropsicologia, visando à formação
interdisciplinar dos profissionais que atuarão na área;
o)
Prestar assessoria e consultoria fonoaudiológica na área da
Neuropsicologia.
Art.
4º.
Revogar as disposições em contrário.
Art.
5º.
Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da
União.
Presidente
Solange Pazini
Diretora
Secretária
Publicada
no DOU,
seção 1, dia 24/03/2015