O Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa recebeu, ao longo dos últimos meses, importantes questionamentos, por parte dos fonoaudiólogos, sobre as condições de uso do audiômetro da marca uSound em suas avaliações audiológicas.
O CFFa informa que recebeu a documentação referente ao “Comunicado Oficial ao Mercado Brasileiro” do Audiômetro uSound e, conforme informado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o fone de ouvido circumaural Sony WH-1000XM4 teve seu Limiar Equivalente de Referência do Nível de Pressão Sonora (LERNPS) determinado pelo Laboratório PTB (Alemanha). No entanto, o LERNPS do fone foi determinado com o fone acoplado a um audiômetro convencional e não ao modelo utilizado pela Empresa uSound.
Além disso, o teste foi realizado pelo PTB com o controle ativo de ruído desligado, portanto, não há testes relacionados ao controle ativo de ruído.
Dessa forma, o fone Sony WH-1000XM4 só poderá ser utilizado com o controle ativo de ruído desligado, conectado a um audiômetro que atenda aos requisitos da Norma IEC 60645-1.
Vale ressaltar que o fone Sony WH-1000XM4 não dispensa o uso de cabina acústica ou um ambiente de teste que cumpra o estabelecido na Norma ISO 8253-1.