Pesquisar

NOTA TÉCNICA DO CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA SOBRE O FONE UTILIZADO PELO AUDIOMETRO USOUND

O Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa recebeu, ao longo dos últimos meses, importantes questionamentos, por parte dos fonoaudiólogos, sobre as condições de uso do audiômetro da marca uSound em suas avaliações audiológicas.

O CFFa informa que recebeu a documentação referente ao “Comunicado Oficial ao Mercado Brasileiro” do Audiômetro uSound e, conforme informado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o fone de ouvido circumaural Sony WH-1000XM4 teve seu Limiar Equivalente de Referência do Nível de Pressão Sonora (LERNPS) determinado pelo Laboratório PTB (Alemanha). No entanto, o LERNPS do fone foi determinado com o fone acoplado a um audiômetro convencional e não ao modelo utilizado pela Empresa uSound.

Além disso, o teste foi realizado pelo PTB com o controle ativo de ruído desligado, portanto, não há testes relacionados ao controle ativo de ruído.

Dessa forma, o fone Sony WH-1000XM4 só poderá ser utilizado com o controle ativo de ruído desligado, conectado a um audiômetro que atenda aos requisitos da Norma IEC 60645-1.

Vale ressaltar que o fone Sony WH-1000XM4 não dispensa o uso de cabina acústica ou um ambiente de teste que cumpra o estabelecido na Norma ISO 8253-1.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.