Pesquisar

Em nota, FCFAS reforça o papel social dos conselhos de saúde na luta pela qualidade na formação profissional

Uma nota pública elaborada pela Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) e encaminhada ao Ministério da Educação reforça a defesa pela qualidade da assistência de saúde prestada à população. O documento, assinado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), contesta o Parecer CNE/CES Nº 209/2020, que tenta desqualificar o importante papel desempenhado pelos conselhos de fiscalização profissional.

A nota representa um universo de cinco milhões de profissionais que estão a serviço da população e evidencia o papel fundamental dos conselhos profissionais da área da saúde nos procedimentos de avaliação da formação em saúde a fim de proporcionar uma atuação profissional segura e de excelência.

O texto também fala sobre a necessidade da retomada do convênio entre a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/Ministério da Educação) e os conselhos profissionais da área da saúde. Segundo o documento, esse ato é capaz de contribuir no fluxo regulatório dos cursos de graduação, que abrange autorização, credenciamento e recredenciamento.

Confira um trecho da Nota:

Os Conselhos Profissionais são integrados por milhões de profissionais (5.771.646) a serviço da população brasileira. A esses cabe zelar pela prestação de uma assistência de qualidade livre de danos e imperícias. Isso só é possível com formação qualificada para o serviço. Para habilitar profissionais seguros para a sociedade é imprescindível a manutenção da participação colaborativa dos Conselhos nos processos de autorização, reconhecimento, renovação, de reconhecimento, ações de monitoramento e supervisão da formação em saúde.

Ofício-Circular FCFAS nº. 22/2020: clique aqui

Compartilhe