Pesquisar

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez foi criado pelo Ministério da Saúde em 2017 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as dificuldades na audição.

As causas de perda auditiva podem ser as mais diversas, afetando pessoas de todas as idades e em diferentes graus de severidade. Pessoas com perda auditiva apresentam dificuldades na comunicação, impactando na saúde, na qualidade de vida, no desenvolvimento social e profissional. Contudo, quase 60% das causas de perda auditiva podem ser evitadas com medidas como imunização, assistência materna e neonatal, na qual se inclui a Triagem Auditiva Neonatal Universal, uma estratégia de detecção precoce de problemas auditivos.

O tratamento para a surdez depende da sua origem e o fonoaudiólogo especialista é o profissional apto a orientar sobre o problema identificado e indicar as intervenções necessárias.

O fonoaudiólogo tem competência para orientar, por exemplo, sobre a necessidade de uso ou não de aparelho auditivo, além de esclarecer outras eventuais dúvidas.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.