Pesquisar

DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL

17 de fevereiro é o DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL (MO), que este ano traz como tema “COVID-19 problemas na RESPIRAÇÃO E DEGLUTIÇÃO”.

A data foi criada para conscientizar a população sobre as diversas alterações da Motricidade Orofacial, que podem interferir no crescimento e desenvolvimento da face. O Fonoaudiólogo especialista nessa área atua na prevenção de alterações estruturais e funcionais de órgãos, músculos e articulação necessários à respiração, sucção, deglutição, mastigação, fala e mímica facial.

No ano de 2020, com o início da pandemia de Covid-19, se tornou indiscutível o fato do Fonoaudiólogo ser um profissional essencial na equipe multiprofissional responsável pelo atendimento aos pacientes diagnosticados com essa doença, atuando na reabilitação das funções comprometidas, em especial a respiração e a dificuldade de engolir.

A intervenção Fonoaudiológica reabilita a função da deglutição, representando um importante papel frente a estas dificuldades, adequando uma via de alimentação segura mediante os aspectos respiratórios de cada paciente infectado, restaurando a coordenação das funções de deglutição e respiração, prevenindo alterações vocais ou da articulação temporomandibular, assim como na avaliação e reabilitação da função olfativa, além de melhorar a comunicação dos pacientes na fase de recuperação clínica, oferecendo uma melhor qualidade de vida aos que recebem alta.

A MO, como especialidade da Fonoaudiologia, tem dado grandes passos para a consolidação do trabalho ao qual muitos se dedicam dia após dia, mesmo sabendo que ainda existem grandes desafios pela frente no enfrentamento da reabilitação fonoaudiológica com a Covid-19.

Compartilhe