Pesquisar

CFFa participa de reunião para debater o reconhecimento de graus e títulos acadêmicos em Portugal

A convite da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores, o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) participou, nesta semana, da VIII Reunião da Subcomissão Brasil-Portugal. O encontro ocorreu de forma virtual e teve como pautas reconhecimento de graus e títulos acadêmicos e questões relativas ao acesso a profissões e ao seu exercício.

Durante a reunião, foi apresentado um dossiê sobre a situação de fonoaudiólogos brasileiros em Portugal e iniciadas conversas para a elaboração de acordo e reconhecimento de diplomas de enfermeiros, advogados, engenheiros e fonoaudiólogos no país europeu. Ficou esclarecido no encontro que, para solicitar a convalidação de diploma e poder atuar em território português, o fonoaudiólogo deve estar regulamente registrado no conselho regional de Fonoaudiologia no Brasil.

O CFFa esteve representado na ocasião pelas conselheiras Jaqueline Oliani Ijuim, Jozélia Duarte Borges e Neyla Arroyo Lara, que integram a Comissão de Relações Internacionais da autarquia. Também participaram da reunião a embaixadora do Brasil em Portugal, Paula Alves de Souza; o embaixador de Portugal no Brasil, João Ribeiro de Almeida; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos conselhos de Enfermagem e de Arquitetura e Urbanismo. Houve, ainda, a participação de representantes de instituições que regulam estas profissões em Portugal.

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.