Pesquisar

Cada gota de leite materno é uma promessa para o futuro

Anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto, é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O movimento, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, tem como objetivo reforçar a importância da lactação e tem o objetivo de estabelecer metas para garantir o direito da mulher de amamentar de forma segura e encorajar a participação da sociedade, profissionais da saúde e da educação a se envolverem nessa questão.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 acontece sob a inspiração do tem “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada” e propõe uma reflexão de como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos: mulheres, crianças e nações.

Essencial para estabelecer um vínculo duradouro entre mãe e filho, o aleitamento vai muito além de oferecer afeto e nutrição ao bebê. É necessário para o desenvolvimento da dentição, para que os dentes se encaixem de forma adequada e, além disso, para estimular o desenvolvimento da musculatura da boca e da face, o que acaba sendo refletido em outros movimentos, como a fala e a respiração. A capacidade de sucção exercida adequadamente pelo bebê ainda estimula a inspiração pelo nariz, ajudando a prevenir um possível quadro de respiração bucal.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno também é desempenhada em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que estabelece 17 metas globais abrangendo questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Uma abordagem de saúde pública para a amamentação é necessária para reconstruir sistemas melhores em situações normais e de crise.

Os objetivos da Campanha são:

–   Informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação;

–   Apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública;

–   Promover articulação entre indivíduos e organizações para ampliar o impacto dos esforços;

–   Potencializar ações para proteger o aleitamento materno de forma a melhorar a saúde coletiva. A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1992. 

No Brasil, a realização também marca o início da campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo intensificar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada simboliza o incentivo à amamentação, visto que o leite materno é considerado o alimento mais completo, padrão-ouro, para bebês.

Compartilhe