Pesquisar

A redução substancial na produção de dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir informações do cérebro para o corpo, é o que desencadeia a Doença de Parkinson.

Na deficiência de dopamina, especialmente na substância negra, o controle motor do indivíduo é comprometido, podendo ocorrer lentidão motora, rigidez muscular e desequilíbrio corporal, além de sintomas como depressão, diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono, alterações da fala, voz, escrita e deglutição.

A Fonoaudiologia pode trazer vários benefícios às pessoas acometidas pela Doença de Parkinson, com a aplicação de exercícios e manobras, que estimulam os músculos da face e pescoço, melhorando a fala, a voz, a mastigação e a deglutição, reduzindo as perdas de funcionalidades e habilidades motoras.

O foco é o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes diagnosticados com Doença de Parkinson tendo em vista que é uma condição crônica que exigirá cuidados contínuos ao longo da vida.

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.