Pesquisar

2 DE JULHO: DIA NACIONAL DO HOSPITAL

Nesse momento de pandemia, pensamos no ambiente hospitalar como palco de acontecimentos decisivos: uma mistura de sorte e cuidados determina quem entra e quem sai, e como, de lá. Para quem trabalha em hospitais, cada dia é uma batalha. Se isso sempre foi verdade, nesses dias é ainda mais e, depois do expediente, muitas vezes os profissionais são temidos como focos de contágio ambulantes, ao mesmo tempo em que são aplaudidos nas janelas. A dicotomia entre saúde e doença, vida e morte, cai como uma luva (cirúrgica) em quem dá o melhor de si para que os outros possam sair melhores do que chegaram a seus cuidados. Na verdade, quem teme o trabalho duro e exaustivo sequer chega a pensar em trabalhar em um hospital. Por outro lado, o que pode ser mais recompensador do que salvar uma vida ou, ao menos, dar conforto a quem está doente?

Por isso, muitas vezes acabamos por perder de vista o que é um hospital. Do latim ‘hospitalis’, que significa hospitalidade, acolhimento, o ambiente fundado para curar pessoas e diminuir dores e sofrimento merece respeito. E comemoração! O Dia Nacional do Hospital, celebrado em 2 de julho, data em que foi criado o primeiro hospital do Brasil, é a data nacional por força do Decreto Nº 50.871, de 27 de junho de 1961. Mundialmente, a OMS homenageia a instituição hospitalar no dia 14 de julho.

O Ministério da Saúde define hospital como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar. Constitui-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.” Para a população geral, o ambiente hospitalar pode ser definido de uma forma diferente: aquele local onde trabalham as pessoas que acolhem, cuidam de quem precisa e zelam pela saúde da população.

Aproveitamos o Dia Nacional do Hospital para agradecer àqueles que atuam diariamente lutando para salvar e reabilitar vidas. Parabéns profissionais que trabalham em hospitais, e uma homenagem especial aos Fonoaudiólogos!

Compartilhe

Conselho Federal de Fonoaudiologia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.