Pesquisar

10 de outubro | Dia Mundial da Saúde Mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, líderes mundiais, celebridades reconhecidas internacionalmente e defensores da saúde mental se reunirão para o grande evento da Organização Mundial da Saúde (OMS); este é primeiro evento virtual de advocacy da OMS para o tema e terá foco na necessidade urgente de abordar o subfinanciamento crônico do mundo em saúde mental – um problema colocado em destaque durante a pandemia de COVID-19.

Segundo a OMS, a saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública;  quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Em 2020, a pandemia da Covid-19 provocou, ainda, impacto adicional na saúde mental das pessoas.

Na perspectiva da atenção psicossocial, considerando a Lei Federal 10.216/01, a fonoaudiologia está posta em práticas interdisciplinares e equipes multiprofissionais. A comunicação permeia as relações e laços sociais; o trabalho fonoaudiológico integrado às equipes é promover a saúde mental e evitar segregação e isolamento, por meio de estratégias facilitadoras de comunicação em todas as suas possibilidades, além da abordagem de questões específicas de voz, audição, fala, linguagem e aprendizagem nos quadros de transtorno mental.

De acordo com a Portaria 3088/11 do Ministério da Saúde, em qualquer um dos pontos de atenção da Rede de Apoio Psicossoacial (RAPS) em que o fonoaudiólogo esteja inserido, ele deve participar de modo amplo da intervenção junto às populações em situação de vulnerabilidade psíquica e social.

Compartilhe